top of page

Vinyasa Yoga

parivrttaBAKASANA_edited.jpg

Aulas de Grupo || Aulas Personalizadas

O que é Vinyasa ou Flow Yoga?

Hoje em dia, Vinyasa Yoga é um estilo muito popular  associando o movimento à  respiração. É  uma prática que se caracteriza por sequências compostas de posturas que se ligam através da respiração. Há tantas versões, sequências e definições como há professores. 

O  moderno Vinyasa Flow Yoga (também conhecido como Flow Yoga) é melhor descrito como o estilo livre Ashtanga Vinyasa porque não adere à estrutura rígida da série Ashtanga Vinyasa estabelecida por K. Pattabhi Jois. Nesta prática, trabalha-se também o movimento e ligação entre as posturas estáticas. 

Vinyasa Yoga ou Vinyasa Flow não é um sistema e não segue uma linhagem clara, hierarquia, ou guru líder. Não há nenhum fundador oficial de Vinyasa Yoga. O Vinyasa Yoga é um estilo moderno de yoga, nascido da tradição Ashtanga Vinyasa Yoga. A tradição Ashtanga Vinyasa, por sua vez, é baseada nos ensinamentos de Sri Krishnamacharya. Krishnamacharya ensinou que os movimentos entre cada ásana devem ser considerados tão significativos como as próprias posturas. A sua ideia  era a de aprofundar a concentração e a consciência corporal ao longo de toda a prática. Em vez de se concentrar em “entrar na postura” e depois respirar, em Vinyasa Yoga, o objetivo é manter a respiração profunda e a consciência corporal consistentes ao longo de todos os movimentos durante a prática.

O que significa Vinyasa?

O termo vinyasa é uma combinação de duas palavras:

Nyasa tem vários significados como “para colocar”, “ordem especial”, “atenção”, “e vi, que significa “especialmente”. Vinyasa tem muitos significados na língua sânscrita, no entanto, no contexto do yoga, Vinyasa pode ser melhor interpretado como

  • Forma especial

  • Encomenda especial

  • Com atenção

O vinyasa dá ritmo à prática, mantém o calor, aumenta a força da parte superior do corpo

Mantendo o conceito de movimento consciente também aprofunda uma de uma maior consciência e a manutenção da ligação corpo-mente.

Vinyasa Yoga liga uma postura à outra através da respiração ritmada Ujjayi Pranayama. As posturas são praticadas e o  fluir de umas para as outras também. O oposto do Vinyasa Yoga é o estilo mais clássico do yoga como o Hatha Yoga, onde se permanece constantemente na postura e depois saem da mesma sem um trabalho conexão com a postura seguinte.

Vinyasa Yoga é um Exercício Cardiovascular

Uma prática de Vinyasa Yoga envolve normalmente movimentos intensos e gera um treino cardiovascular nem sempre presente noutras formas de prática de ásana do yoga.

Vinyasa Yoga é uma Meditação em Movimento

Devido à sua intensidade e variedade requer um concentração/ foco intenso.

A prática pode ser descrita como uma Meditação Dinâmica ou em movimento.

Quero inscrever-me
bottom of page