top of page

Pilates

Todos os exercícios propostos têm como principal foco a aquisição de posturas equilibradas, de forma a solicitar o centro do corpo como base de todos os movimentos. A aula de Pilates proporciona, assim, uma maior consciência do corpo para uma melhor reabilitação e aprendizagem postural.

Princípios básicos

No início do século XX, Joseph Pilates desenvolvia uma nova técnica: o pilates. Tratava-se de um conjunto de exercícios para alongar, fortalecer e equilibrar o corpo.

Assim, Joseph criou uma técnica específica baseado em 8 princípios básicos:

 

1. Concentração

2. Respiração

3. Centralização

4. Controlo

5. Precisão

6. Movimento

7. Isolamento

8. Rotina

Corpo e Mente

A base do método é o trabalho com os músculos do "power house" - centro de força, termo criado por Pilates para definir a região central do corpo.

Estes músculos têm como função dar estabilidade ao corpo e apresentam um papel fundamental na sustentação da coluna.

Entre os vários benefícios do Pilates podemos nomear os seguintes: melhor postura, maior coordenação, mais amplitude de movimentos e aumento da tonicidade muscular e corrige problemas posturais.

A prática de exercícios deve ser prioridade para evitar futuros problemas posturais.

Pilates com pequenos equipamentos

IMG_8455_edited.jpg
Mais consciência. Melhor postura.

O Método é essencial no tratamento desses desconfortos pois promove exercícios de reabilitação que atuam nessas áreas, além de exercícios de alongamento e flexibilidade que ensinam à coluna qual a postura correcta para o seu dia a dia.

A utilização de pequenos equipamentos, tal como o Círculo Mágico, a Bola de Fitness, o Rolo, a Banda Elástica e a Soft Ball, contribui para uma diversificação deste método de treino, podendo ser utilizado, quer para facilitar a compreensão de determinado exercício realizado pelo aluno, assim como para aumentar os desafios e crescente evolução dos mesmos.

bottom of page