Patañjali é o autor da obra clássica Yoga Sutra,
o primeiro texto que expõe e sistematiza o Aṣṭāṅga Yoga.
Sabe-se muito pouco deste sábio e existe até alguma controvérsia e incerteza na datação da sua vida e obra, no entanto, prevê-se que, o estilo aforístico utilizado seja comum do período entre os séculos IV e II a. C. Com esta obra, o yoga adquire o status de dársana (uma das seis escolas de filosofia do hinduísmo ortodoxo). A obra é simplesmente perfeita, revelando-se o mais antigo e exemplar manual sobre a psique humana. Nele, Patañjali define o yoga como chitta vrtti nirodhah, isto é yoga como a calmia da mente ou a cessação do pensamento. Como alcançar esta meta encontra-se sistematizado nos 8 passos seguintes:
1. Yama - valores
2. Niyama - atitudes
3. Āsana - postura
4. Prāṇāyāma - expansão vital
5. Pratyāhāra - abstração
6. Dhāraṇā - concentração
7. Dhyāna - meditação
8. Samādhi - absorção
Os dois primeiros são os alicerces, os valores e atitudes (dharma) que devemos cultivar pessoalmente, com os demais seres e com a própria natureza. Estes trabalham-se no dia a dia dentro e fora do tapete de prática.
1. Yama
Significa controle ou domínio. São as cinco prescrições éticas da conduta yogui.
Ahiṁsā - não violência
Satya - verdade
Asteya - não roubar
Brahmacarya - moderação
Aparigraha - não ganância/desapego
2. Niyama
São as prescrições psicofísicas que apontam para o domínio dos órgãos de percepção (jñanendriyas). São também as atitudes que devem ser cultivadas no dia a dia.
Śaucan - purificação
Santoṣa - contentamento
Tapas - esforço sobre si mesmo
Svādhyāya - auto observação e estudo
Īśvaraprānidhāna - consagração ao Ilimitado
3. Āsana
Posturas físicas aliadas a respiração.
4. Prāṇāyāma
Exercícios respiratórios aliados a kumbhakas e bandhas, propondo a expansão da energia vital no corpo (prana) e controle dos órgãos dos sentidos (jñanendriyas) e abstração da mente (pratyāhāra).
5. Pratyāhāra
O recolhimento dos sentidos, a dieta das distrações externas, introspeção.
6. Dhāraṇā
Estágio de concentração da mente e transcendência do corpo físico.
7. Dhyāna
Meditação.
8. Samādhi
Estado último de total absorção e contemplação.
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